quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Quanto custa fazer um intercambio?

Informando-les que agora, mas do que nunca, vocês encontrarão muito erros ortográficos em meu Blog... tem palavras que automaticamente escreverei em espanhol (ou portunhol!) e passarão despercebidas.

Bem... vou falar hoje de um tema que traz muitas alegrias: dinheiro! Nesse caso nem tanto, pois vou falar de gastar! Seguindo uma sugestão do Júnior Saraiva. Quer que o teu assunto preferido apareça aqui no Blog, entre em contato com a nossa central de clientes! hahahaha

Para aqueles que dizem que fazer um intercambio é um investimento estão muito enganados!! Pois quando você investe, espera algo em troca. E normalmente espera sentado. Investimento é Bolsa de Valores... poupança... casar com uma mulher rica!! hehehehehe. Colocar dinheiro em um intercambio é mais do que isso! É fazer uma aposta em uma pessoa: VOCÊ. O dinheiro que você gasta não vai retornar fácil... você precisa batalhar por isso.

Se compensa?! Isso só vai depender de você! Do que você faz durante teu intercâmbio, de como você aproveita. No meu caso?! Foi o melhor gasto que tive até agora (só perde pra coleção de revista playboy! kkkkkkkkkkkkk... brincadeira!!!)

Tá... mais chega de papo furado de pai pra filho... vamos aos gastos diretos!
Bem... esse é meu segundo intercambio... o primeiro que fiz durou 5 semanas. O dinheiro que gastei nele é o dobro do que gastei nesse atual, que é de 1 ano! Por que disso?! AIESEC! E sem contar que no primeiro eu só fiz 3 semanas de ingles e depois viajei... nesse eu estou trabalhando em uma das maiores Industrias Farmacêuticas do mundo.

Com o que gastei?! Para a AIESEC apenas a taxa de intercambio, mais passagem aerea, mais R$360 de documentação para tirar visto e R$500 por um seguro de saúde de 3 meses. Trouxe USD $700 dolares para arcar com as despesas do meu primeiro mes aqui (já que recebemos só no final do mes) mais USD$ 250 para pagar um depósito de garantia do apartamento e USD$ 180 para trâmite de visto aqui no Panamá. A partir do primeiro mes, o salário que ganho aqui dá para arcar com minhas despesas. Não vivo como um rei, mas dá pra fazer muita coisa com ele. Cerca de 25% vai pra comida, outros 25% para lazer (viajens, baladas, cervejas), o restante vai para casa (como aluguel, energia, internet) transporte e outros, e me sobra (ou deveria sobrar) uns 70 dólares.

Bem... é isso! Indico a todos que façam seu intercambio, e aproveitem ao máximo, conheça o máximo de pessoas que puder, viaje, faça festas e faça o teu trabalho da melhor maneira possível.

Hasta Luego!

2 comentários:

  1. Luiz, em primeiro lugar, parabéns pelo blog!!! Mandaram o link sobre este post para o grupo da @USP e gostei tanto que li todos os posts! hahah
    Bom, deixa eu me apresentar, me chamo Vinicius, sou alumnus da @USP e estou indo para meu intercâmbio na Colômbia em breve (daqui umas 3 semanas).
    É muito bom ver como as coisas acontecerem de verdade... Animal aquele post sobre "viver a AIESEC em dois dias"! Não vejo a hora de chegar isso de verdade! Mas, enquanto isso, vou lendo blogs como o seu que me permitem viajar enquanto ainda estou por aqui! hahaha

    Continue escrevendo sempre e boa sorte com o intercâmbio!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Estou planejando ir pra Indonésia com a Aisec, mas tenho só R$1.400 no banco!!! Quanto vc gastou até chegar no Panamá, com passagens, vistos, só pra chegar até lá? Somente as minhas passagens custam quase R$4.000.

    ResponderExcluir